Fundação

O território de Serra Pitoco pertencia administrativamente ao munícipio de Ituporanga.

No ano de 1957, Serra Pitoco passou à categoria de Distrito do município de Ituporanga, recebendo o nome de Atalanta.

O Distrito de Atalanta, foi se desenvolvendo politicamente e administrativamente, ao ponto de um de seus moradores, o senhor Virgílio Scheller, eleger-se prefeito do município de Ituporanga. Em razão deste desenvolvimento, em 18 de agosto de 1964, através da resolução nº 21, a Câmara de Vereadores do município de Ituporanga por unanimidade, cria o município de Atalanta, desmembrando-o de Ituporanga, mas integrado a Comarca de Ituporanga.

O processo de criação do município de Atalanta foi encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina e, em 04 e dezembro de 1964, foi promulgada, pelo então, Deputado Estadual Ivo Silveira, Presidente da Assembléia Legislativa, a Lei nº 995 que criou o município de Atalanta. Foi relator do projeto de lei 163/64 que tinha por objetivo a criação do município de Atalanta, o Deputado Aureo Vidal Ramos.

Em 27 de dezembro de 1964, foi instalado o município de Atalanta.

Vale destacar que na ocasião em que a Câmara de Vereadores de Ituporanga criou o município de Atalanta, eram vereadores do Distrito de Atalanta, os senhores Miguel Scheller Filho e Fredolino May, os quais muito se empenharam para que o sonho de Atalanta ser município, se concretizasse.