Atalanta Realiza Ações de Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil.
Atalanta Realiza Ações de Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto-juvenil.
Com o objetivo de romper o silêncio acerca da violência contra crianças e adolescentes, o Município de Atalanta proporciona à comunidade várias informações e orientações de combate à violência e a exploração sexual infanto-juvenil, realizando todos os anos, ações de esclarecimento à população, seja através de panfletagem, peças teatrais, conversas com os alunos nas escolas, passeatas, entre outros. Para isso, conta com o apoio de diversos parceiros interessados na proteção de nossas crianças e adolescentes.
A Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime! Assegurar à criança e ao adolescente o direito à dignidade e ao respeito e protegê-los da exploração, violência e crueldade é um dever de todos nós. A violência sexual contra a criança e o adolescente é uma das violações mais perversas, pois fere o direito à saúde (física e emocional), à liberdade, ao respeito e à dignidade de suas vítimas, acarretando consequências que serão carregadas, possivelmente, por toda a vida!
Pensando nisto, o Conselho Tutelar em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município se dispuseram a realizar de uma ação diferente. Nasceu assim a ideia de lançar um concurso entre os alunos da rede municipal e estadual de ensino com o tema: “Basta de Violência e Exploração Infanto-juvenil. Queremos Carinho de Verdade.”
O concurso municipal teve como principais objetivos: Prevenir e combater a violência e exploração infanto-juvenil por meio de apropriação de conhecimentos referentes ao tema; Incentivar o aluno a construir conhecimento sobre o que é violência e exploração sexual por meio do desenvolvimento de trabalhos em sala de aula; Proporcionar o debate entre alunos e professores em sala de aula sobre violência e exploração sexual; e Estimular que as crianças e adolescentes levem e busquem informações com os pais ou responsáveis a respeito do tema.
De acordo com o regulamento, as crianças e adolescentes deveriam desenvolver alguns trabalhos referentes ao tema, sendo: Desenhos para alunos de 1º ao o 5º ano; Redação para alunos entre o 6º e 9º ano e Artigo de opinião da 1ª a 3ª série do ensino médio.
Os trabalhos foram analisados pelo Conselho Tutelar. No dia 30 de setembro foi programado um evento para premiação dos trabalhos escolhidos com a entrega de nove tablets.
Os vencedores foram:
Categoria 1º ao 5º ano – Desenho:
Samoel Lourenzo Voss de Souza – 2ª ano
Luiz Carlos Kreuch – 5º ano
Jaqueline Nunes – 5º ano
Categoria 6º ao 9º ano – Redação:
Alex Waldrich – 9º ano I
Iago Antunes Artner – 7º ano II
Vitor Zanelatto – 7º ano I
Categoria 1º ao 3ª Série do Ensino Médio – Artigo de Opinião
Taila Prochnow – 3ª série I
Cristina Back – 2ª série II
Ketlen Caroline May – 3ª série I