SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE ATALANTA PROMOVE DIA DE ESTUDOS E FORMAÇÃO COM FUNCIONÁRIOS DA REDE MUNICIPAL

No dia 28 do mês de abril de 2015, a Secretaria Municipal de Educação promoveu um dia de estudos e formação para os funcionários da rede municipal.

Os professores da Educação Infantil se reuniram nas dependências da Câmara de Vereadores, orientados pelas Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil, Claudete Demarchi Bilck e Elisandra Steinheuser Jochem, e contou com a participação efetiva de todos os professores de Educação Infantil.

Nesse primeiro encontro de formação,foram estudados e revisados os conteúdos da Educação Infantil, a literatura infantil e a importânciade se contar uma história para as crianças, pois Segundo Busatto (2006, p 74) “A intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis, como: carinho e afeto bons tratos, cuidados pessoais, reeducação alimentar, autoestima,onde as crianças têm prazer em ouvir e desta forma alcançando seus objetivos”.

Através das histórias, podemos levar as crianças em uma viagem no tempo, fazendo com que as mesmas possam reproduzir as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. Na educação infantil, a arte de contar história deve se fazer presente, pois pode fazer com que as crianças desenvolvam a fala, a coordenação, expressividade e contribui para a interação e socialização de todos. Este primeiro encontro foi um momento de reflexão e socialização das práticas pedagógicas dos professores.

Os próximos encontros serão mensais e vários temas serão trabalhados, também acontecerá a socialização das práticas pedagógicas da sala de aula, destacam as Coordenadoras Pedagógicas Claudete e Elisandra.

As merendeiras e serventes tiveram a formação nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, receberam treinamento de Higiene, Manipulação de Alimentos e Segurança Alimentar, promovido pela Nutricionista Marilice Boneth.

De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, o treinamento tem como objetivo direcionar as boas Práticas de Higiene nas etapas de manipulação de alimentos escolares, visando o aprendizado de novas técnicas, além da troca de experiências para melhoria na qualidade da alimentação servida aos alunos.

Desde o início do ano, essas profissionais vêm sendo orientadas e acompanhadas pela nutricionista em suas unidades de trabalho, sendo que esse foi o primeiro treinamento coletivo realizado no ano de 2015, e outros já estão com data programada para o decorrer do ano, quando os profissionais manipuladores renovam seus conhecimentos principalmente em relação às boas práticas de higiene, as diretrizes e a legislação sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, acrescenta Marilice Boneth.

As professoras do Ensino Fundamental reuniram-se nas dependências da Escola Municipal Vila Gropp, orientadas pela Responsável pela Secretaria da Educação, Marizete Antunes Pezenti. Durante a manhã houve o estudo e reformulação da Proposta Pedagógica Rede Municipal de Ensino, a qual serve de subsídio para o planejamento da prática pedagógica em sala de aula e também parao redimensionamento do Projeto Político Pedagógico de cada unidade.

A responsável pela Secretaria da Educação, Marizete, destacou que a proposta pedagógica é um instrumento de grande relevância para se garantir um trabalho de qualidade na instituição, é nela que se estabelecem os objetivos, as metas que se pretende atingir, as aprendizagens que se deseja promover com as crianças, por isso a importância de estudar e reformular esse documento, pensando sempre na melhoria da qualidade de ensino para o aluno.

No período vespertino aconteceu o conselho de classe participativo, reunindo os professores das escolas municipais de Atalanta.