ESCOLA DE ATALANTA PARTICIPA DA 14ª EXPOAGRO

O Projeto “VERDE É VIDA”, é um dos Programas de Ação Socioambiental da AFUBRA, criado em 2002, tem por objetivo, desenvolver ações conjuntas e contínuas com escolas e comunidades na identificação de problemas socioambientais e na busca de soluções para esses problemas. Para isso é importante o envolvimento direto da comunidade onde a escola está inserida. O desenvolvimento desse programa baseia-se na LDB / Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394 de dezembro de 1996), que define nos Parâmetros Transversais, que a escola deve trabalhar a cidadania, a  saúde, a ética, o trabalho e o meio ambiente.

O município de Atalanta, sendo referência nas questões ambientais, no ano de 2013, conseguiu vaga para entrar no programa, visto que as vagas são restritas e os municípios interessados aguardam numa fila de espera para adentrarem ao programa, programa este, que sempre se inicia no primeiro ano de gestão de cada prefeito.

Sendo assim, o município assinou os devidos termos de compromisso com o programa e iniciaram-se os trabalhos nas escolas municipais de Ensino Fundamental, através da EMEF Ribeirão Matilde, com o projeto “Os Animais na Arca de Noé” e EMEF Vila Gropp com o projeto “Óleo: Cada Gota Conta”.

Foram várias as etapas para se chegar ao resultado final e, em novembro de 2013, na última reunião do ano, ficaram cinco escolas selecionadas para a final, onde o prêmio seria expor o trabalho na EXPOAGRO, feira que reúne os três estados, Rio Grande do Sul , Santa Catarina e Paraná. Feira Nacional promovida pela AFUBRA, na cidade de Rio Pardo no Rio Grande do Sul, nos dias 25,26,27 de março/2014.

Na finalista a EMEF Vila Gropp sagrou-se campeã com o seu projeto: “ÓLEO: CADA GOTA CONTA”, representado pelas alunas Ana Paula Steinheuser e Rafaela Talia Schroeder, orientadas pela professora Marileia Zanelato Bagio. Projeto este que buscou e busca, pois ainda não está acabado, solucionar e dar destino correto adequado ao óleo de cozinha usado, evitando assim a contaminação das águas no nosso planeta. Oferecendo alternativas para seu destino como sua utilização no sabão e como biosel.

As escolas do município fazem a coleta do óleo, pois cada litro coletado, doado à escola é enviado para a AFUBRA, que paga 0,50 centavos pelo mesmo, além da bolsa de sementes, que também recebe recursos, com valor conforme a variedade de sementes na flora nativa, quanto mais rara a espécie e maior o peso em sementes, maior será a pontuação e os recursos a serem recebidos.           Com este projeto do óleo a escola da Villa Gropp já participou de feiras municipais e regionais onde os levou a receber troféus.

Foi com este projeto que a Escola da Villa Gropp participou da 14ª Expoagro, evento que teve 8.400 visitantes nos três dias de feira.

Estiveram visitando a Escola na Expoagro,o vice prefeito,  o senhor Tarcísio Hedgar  Hillesheim, a secretária da educação Marize Boeng e a cordenadora pedagógica Marizete Antunes Pezenti.

No dia 27 ultimo dia de feira, foi feito um jantar na sede da AFUBRA, onde todas as escolas que estiveram expondo seus projetos foram premiados com medalhas e troféus.

Queremos agradecer o Presidente da Afubra, senhor Benício Albano Werner e os demais coordenadores e organizadores pelo maravilhoso evento.

A secretária Municipal da Educação, Cultura e Esportes parabeniza a Escola EMEF Vila Gropp, professores e alunos por mais essa conquista.