ESCOLA DE ATALANTA PARTICIPA DA 15ª EXPOAGRO

O Projeto “VERDE É VIDA”, é um dos Programas de Ação Socioambiental da AFUBRA, criado em 2002, tem, por objetivo, desenvolver ações conjuntas e contínuas com escolas e comunidades na identificação de problemas socioambientais e na busca de soluções para esses problemas. Para isso é importante o envolvimento direto da comunidade onde a escola está inserida. O desenvolvimento desse programa baseia-se na LDB / Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394 de dezembro de 1996), que define nos Parâmetros Transversais, que a escola deve trabalhar a cidadania, a  saúde, a ética, o trabalho e o meio ambiente.

O município de Atalanta, sendo referência nas questões ambientais com seus projetos de ensino aprendizagem, mais uma vez se fez presente no programa logrando êxito.

Foram várias as etapas para se chegar ao resultado final, onde em novembro de 2014, na última reunião do ano, quando ficaram cinco escolas selecionadas para a final, onde o premio seria expor o trabalho na EXPOAGRO,feira que reúne os três estados, Rio grande do Sul , Santa Catarina e Paraná. Feira Nacional promovida pela AFUBRA, na cidade de Rio Pardo no Rio Grande do Sul,nos dias 24,25,26 de março de 2015.

Na finalista a EMEF Ribeirão Matilde sagrou-se campeã com o seu projeto: “PROPRIEDADE RURAL: ORGANIZAR PRA FICAR LEGAL”, representado pelos alunos Hiuri Steinheuser e Sirlei Voss, orientados pela professora Rosane Jochem Herbst. Projeto este, que buscou orientar os alunos e agricultores da comunidade quanto a melhor organização do espaço na propriedade rural frente às novas exigências da legislação vigente. Abordou questões como: mata ciliar, plantio de árvores nativas, cultivo em curva de nível, plantio direto e alternativas viáveis para o melhor desenvolvimento da propriedade e rendimento financeiro para o agricultor.

As escolas do município continuam com a campanha da coleta de óleo saturado, pois cada litro coletado, doado à escola é enviado para a AFUBRA, que paga R$ 0,50 centavos pelo mesmo, além da bolsa de sementes, que também recebe recursos, com valor conforme a variedade de sementes na flora nativa, quanto mais rara a espécie e maior o peso em sementes,maior será a pontuação e os recursos a serem recebidos.

No dia 26 ultimo dia de feira, foi feito um jantar na sede da AFUBRA, onde todas as escolas que estiveram expondo seus projetos foram premiados com medalhas e troféus.

Queremos agradecer o Presidente da Afubra, senhor Benício Albano Werner, e os demais coordenadores e organizadores pelomaravilhoso evento .

A secretária Municipal da Educação, Cultura e Esportes parabeniza a Escola EMEF Ribeirão Matilde, professores e alunos por mais essa conquista e temos certeza que outras ainda estão por vir.